Produção de ovos para consumo e seus benefícios na alimentação
A produção de ovos para consumo é feita geralmente em granjas onde se criam as galinhas prioritariamente para essa finalidade.
Os ovos são um alimento que possuem uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o que os torna uma excelente opção para a nutrição. As propriedades nutricionais da pequena “bolinha” são imensas.
Cada unidade dele fornece cerca de gramas de proteínas. Já nas vitaminas, uma unidade fornece sozinha quase que o total diário recomendado de vitamina A, D, E e B. Ou seja, é de grande valor nutricional e o custo, apesar o aumento significativo, ainda é baixo se comparados a outras fontes de proteína, como carne, frango e embutidos. Então ainda são uma excelente opção para a alimentação.
São por si só, um alimento versátil, que pode ser consumido de diversas formas: ovos pochê, ovos cozidos, ovos fritos, omeletes com diversas variações de ingredientes e existem aqueles que o ingerem cru, retirando somente a casca.
O produto também serve de ingrediente ou base de diversas receitas de alimentos, que são base de nossa alimentação, como o macarrão, bolos, doces de forma geral.
Mas também pode ser consumido de diversas formas e em vários momentos do dia. São usados também como componentes de saladas, sanduíches, sopas, massas entre outros.
A única exceção em relação a sua capacidade nutricional é o colesterol, pois ele é riquíssimo neste nutriente e ele é perigoso naquelas pessoas com tendências à doenças cardíacas.
Os ovos são um alimento barato, é é usado em abundância pela população de baixa renda no país como um todo.
O custo da dúzia de ovos, apesar do aumento de preço significativo, ainda é baixo se comparado a outras fontes de proteína, como carne, frango e embutidos. Então ainda são uma excelente opção para a alimentação.
Além disso, os ovos tem um custo de produção também menor que os demais produtos fonte de proteína. Eles são facilmente encontrados e possuem bom prazo de validade.
A produção de ovos para consumo sempre foi uma atividade economicamente viável, pois como dissemos, tinha um custo de produção relativamente baixo. Mas essa situação foi alterada no mercado interno e recentemente houve uma alta significativa nos custos de produção. Isso porque as galinhas são essencialmente alimentadas com milho, e o valor do preço dele sofreu um alta também.
O custo de produção de uma caixa com 30 dúzias de ovos é de cerca de R$ 120,00. Para a venda a mesma caixa está em torno de R$ 165,00.
Podemos concluir que no momento o custo da produção está alto, e o produtor pode até enfrentar situações de prejuízo. O principal alimento para as galinhas produtoras é o milho, e esse produto para o produtor de ovos também encareceu. Então os preços ao consumidor, formam uma reação em cadeia. Infelizmente era um produto muito barato, mas aumentou muito o preço atualmente.
Leia também Agro Negócio
Gostou do post?
Deixe seu comentário!