Pular para o conteúdo

Como e quando fazer a tosquia do pelo do carneiro

Como e quando fazer a tosquia do pelo do carneiro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A tosquia do pelo do carneiro é um processo que retira os pelos do animal de maneira cuidadosa para que não haja nenhum dano. Geralmente, é feito em carneiros que estão prestes a serem abatidos, mas também pode ser realizado em carneiros vivos. Saiba como e quando fazer a tosquia do pelo do carneiro.

A tosquia em carneiros que estão prestes a serem abatidos é um processo que retira os pelos do animal de maneira cuidadosa para que não haja nenhum dano. Geralmente, é feito na parte da frente do animal, perto da cabeça, mas também pode ser realizado na parte de trás.

carneiro
carneiro

Para fazer a tosquia do pelo do carneiro, é necessário ter um equipamento adequado, como tesoura, navalha, barbeador elétrico ou aparelho de tosquia. É importante que a navalha esteja bem afiada para não ferir o animal.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O processo de tosquia do pelo do carneiro deve ser feito com bastante cuidado para que não haja nenhum dano. Primeiro, é preciso molhar os pelos do animal com água morna. Em seguida, é necessário selecionar a área a ser tosquiada e cortar os pelos com a tesoura.

Depois, é a vez de recortar os pelos mais curtos com a navalha. É importante ter cuidado para não cortar a pele do animal. Quando terminar de tosquiar a área, é a vez de enxaguar bem com água morna.

Para finalizar, é recomendável aplicar um óleo ou uma loção no local da tosquia. Isso vai ajudar a hidratar a pele do carneiro e evitar que fique com manchas vermelhas.

carneiro1
carneiro1

A tosquia do pelo do carneiro é um processo simples que pode ser feito em casa. Basta ter um equipamento adequado e seguir as orientações adequadamente. Quando terminar, enxague bem o animal com água morna.

Para concluir, é importante ressaltar este processo de tosquia deve reservar o animal, pois o pelo voltará a crescer. Deve ser feita anualmente e cada kg da lã é comercializada de R$9,00 e R$ 13,00.

Se for feita de maneira correta, a tosquia vai ajudar a manter a pelagem do carneiro em boas condições.

Leia também Agro Negócio