Pular para o conteúdo

Torneios Leiteiros de Juiz de Fora se tornam patrimônio imaterial – Uai Agro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Os torneios leiteiros de Juiz de Fora a partir de agora são considerados Patrimônio Imaterial e Cultural de Juiz de Fora. É o que determina a Lei 14.514, sancionada nesta semana. A nova lei, de autoria do vereador Vagner de Oliveira (PSB), reconhece o “caráter notadamente econômico, social e cultural” desses eventos rurais, que têm por objetivo divulgar a aptidão produtiva de leite dos animais.

Na justificativa, o parlamentar defende que “trata-se de uma tradição cultural vivificada e ainda presente em várias cidades brasileiras, como o caso de Juiz de Fora, onde fazem parte do contexto sociocultural há mais 30 anos, e tem o objetivo de celebrar e divulgar a produção agropecuária”. Além de uma forma de lazer deste público, segundo o vereador, os torneios promovem também “intercâmbio técnico-cultural entre os agentes envolvidos, ações participativas e de diálogo com as comunidades”.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Foram destacadas na lei 10 edições dos torneios, realizadas em bairros e distritos de Juiz de Fora: em Filgueiras, Humaitá de Minas, Igrejinha, Penido, Pirapetinga, Pires, Rosário de Minas, Sarandira, Torreões e Vila Almeida.