Pular para o conteúdo

Termo de cooperação vai fortalecer programa Alevinar

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Uma parceria assinada com o governo federal nesta quinta-feira (27) irá turbinar o programa Alevinar, de produção e manejo de tilápias, criado pela Secretaria da Agricultura (Seagri-DF). O objetivo é profissionalizar cada vez mais a piscicultura tanto para fortalecer a alimentação como uma fonte de renda para pequenos e médios produtores.

De acordo com a Seagri, o Distrito Federal conta com 583 mil alevinos produzidos desde 2019 e cerca de 350 produtores. O Alevinar agora receberá mulheres do curso Agricultura da Vida, do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, aumentando o seu alcance. E proporcionando alternativas de renda no campo.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

“O Alevinar serve como modelo para o resto do país. Ele tem tido sucesso em manter o homem no campo e dar viabilidade econômica para as famílias. Para se ter uma ideia, no DF hoje se consomem cerca de 60 mil toneladas de peixe e produzimos apenas 15 mil toneladas”, pontua o secretário de Agricultura, Candido Teles.

Programa Alevinar 

O programa Alevinar foi lançado no início do ano, e tem como foco o desenvolvimento rural sustentável. Coordenado pela Seagri, o Programa Alevinar visa fortalecer a cadeia produtiva local de pescados, além de contribuir com o repovoamento de espécies nativas de peixes nas bacias hidrográficas do cerrado, promovendo o desenvolvimento econômico e social da área rural.

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Projeto Reflorestar 

O projeto Reflorestar – que consiste na recomposição da vegetação local – também será beneficiado com o acordo de cooperação. “Além do nosso projeto com os alevinos que já é um sucesso, teremos mais gente envolvida nesse importante esforço de recomposição da vegetação da capital. O acordo nos ajudará muito”, observa a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Ao todo 620 produtores rurais foram beneficiados nos últimos três anos com mudas nativas doadas pela Seagri e já auxiliaram na recomposição de 689 hectares de área rural no DF, após capacitação do governo. Os termos para o cadastramento e a capacitação de novos integrantes no Alevinar e no Reflorestar serão definidos pelas pastas nas próximas semanas.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.