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Propriedades e benefícios do inhame na alimentação

Propriedades e benefícios do inhame na alimentação

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As propriedades e benefícios do inhame são grandes, embora não seja muito utilizado como alimento diário. Ele é um tubérculo originário das regiões tropicais, sendo consumido em todo o mundo. As suas cores originais podem variar, se apresentando nas cores marfim, amarela ou roxo.

Possui diversas propriedades benéficas à saúde, podendo ser incluído na alimentação de forma regular.

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Porém é um alimento muito calórico, podendo fornecer muita energia. Cada 100 g do inhame fornece 97 calorias. Apesar disso pode ser recomendados em dietas de emagrecimento, pois suas fibras dão a sensação de saciedade, reduzindo a fome.

Seu consumo deve ser controlado e a ingestão não ultrapassar 2 porções ao dia.

Ele pode e deve substituir alimentos como arroz, batata, macarrão e pão, principalmente por conter muita fibra.

Ele é fonte de carboidratos e de fibras solúveis. Fonte importante de vitaminas do complexo B, assim como de ácido fólico, e diversos minerais, entre eles cálcio, ferro e potássio.

A forma de consumo varia bastante – preparado cozido, assado, na forma de purês, sopas e até em sucos. A forma de consumo varia bastante – preparado cozido, assado, na forma de purês, sopas e até em sucos. Se for cozida, faça o cozimento usando o vapor ou a panela de pressão, mas nunca retire a casca antes. Faça isso somente depois de cozido.

Os principais benefícios do inhame para a saúde são:

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– Rico em vitamina C, ajuda a prevenir gripes e resfriados;

– Rica em fibras, ajuda a regular o intestino;

– aumenta a imunidade

– Rico em potássio, ajuda a regular a pressão arterial;

– Rica em vitaminas do complexo B, auxilia no metabolismo das gorduras e dos carboidratos;

– Possui propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres;

– Rico em minerais, como cálcio, ferro e magnésio.

Portanto, o inhame é um alimento benéfico à saúde, que pode ser consumido diariamente.

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