A semana vai começar com geada em pontos dos três estados do Sul do país. Além disso, a previsão do tempo divulgada em boletim da Climatempo alerta: a região será impactada por baixas temperaturas na madrugada de segunda-feira (24).
+ ONU: alerta precoce pode reduzir mortalidade em desastres naturais
Enquanto o Sul terá de lidar com a geada, o Sudeste contará com a passagem de uma nova frente fria. Dessa forma, os quatro estados sudestinos deverão registrar chuvas no decorrer do dia.
Ventanias e quedas de granizo são algumas das condições climáticas aguardadas para o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte. Nos dois primeiros casos, elas serão acompanhadas de chuva de forte intensidade e trovoadas. Para a região nortista, raios também são esperadas — ao menos de acordo com a previsão.
Geada, frente fria, granizo e temporais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta segunda-feira (24).
Muitas nuvens se formam entre o litoral norte gaúcho e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mas só tem chuvisco no litoral do Paraná. Nas demais áreas da região, sol e tempo firme. Contudo, a sensação é de frio.
Com temperaturas mais baixas na madrugada e com geada na serra e planalto catarinense, no sudeste paranaense e na serra do Rio Grande do Sul.
A chuva será volumosa ainda no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Além disso, chove nas demais áreas mineiras e no Rio de Janeiro, com intensidade forte, por causa de uma nova frente fria e um cavado.
Chuva isolada no nordeste e leste do estado de São Paulo e chuvisco no litoral paulista.
Chove com forte intensidade em várias áreas de Mato Grosso, do Distrito Federal, de Goiás e no extremo norte de Mato Grosso do Sul.
Não se descartam a ocorrência de trovoadas e queda isolada de granizo, além de picos de intensidade e ventanias. Essas condições climáticas devem ocorrer com maior intensidade sobre o norte mato-grossense e goiano.
A chuva ocorre mais volumosa em praticamente toda a Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão. Além disso, não se descarta a ocorrência de temporais, ventanias, trovoadas e queda isolada de granizo.
Chove de maneira mais isolada na faixa que vai do norte baiano até o leste do Rio Grande do Norte.
As instabilidades persistem em toda a região. Dessa forma, os acumulados são elevados no Tocantins, no sul do Pará, no Amazonas, no Acre, em Roraima e em Rondônia.
E atenção: nesses pontos da região Norte não se descarta a ocorrência de tempestades acompanhadas por raios, ventanias e queda de granizo.
________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.