Pular para o conteúdo

‘frio intenso e atípico’ no começo de novembro

    - - - - - PUBLICIDADE - - - - -

    frente fria - frio intenso - inmet

    Foto: Agência Brasil

    - - - - - PUBLICIDADE - - - - -

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o início de novembro será de “frio intenso e atípico” em quatro das cinco regiões do país. As temperaturas mais baixas estão previstas para o Sul.

    + Excesso de chuvas diminui a qualidade do trigo em região do Paraná
    + Raio atinge fazenda e mata metade das cabeças de gado do local

    A “queda brusca” das temperaturas se deve à passagem de uma frente fria que vem seguida de uma “forte massa de ar de origem polar”.

    As previsões sugerem que, a partir da próxima segunda-feira (31), o frio chegará no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, avançando, na sequência, por todo o território catarinense, para então avançar pelo Paraná, pelo centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.

    “A previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C na região Sul”, informou o Inmet.

    Frio e neve em novembro?

    neve eua soja

    Foto: Gustavo Philippsen

    De 31 de outubro a 1º de dezembro há uma pequena possibilidade de neve na região compreendida entre o planalto sul catarinense e os Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Paralelamente, a massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do país. Ou seja: em novembro, o frio só não está previsto para atingir o Nordeste.

    “O sul dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas, assim como todo o Rio de Janeiro”, detalha o Inmet.

    “A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da próxima semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul”, acrescentou o instituto de meteorologia.

    __________

    Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.