Pular para o conteúdo

Frente fria, chuvas, geadas e neve; veja a previsão do tempo

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

As instabilidades voltam a ganhar força sobre o Centro-Sul do Brasil no decorrer desta semana. Já no final desta quarta-feira (26) tem previsão para a aproximação de uma frente fria, que vai espalhar chuvas pelo Rio Grande do Sul. Entre a quinta-feira e a sexta, a chuva avança para as demais áreas do Sul, além de alguns pontos de Mato Grosso do Sul e do Sudeste.

Entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, o tempo vai permanecer instável ao longo dos próximos dias. No decorrer do fim de semana haverá intensificação de chuvas, devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica. Posteriormente, ela vai dar origem a um ciclone e a uma frente fria.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Essas chuvas mais intensas são esperadas entre o domingo e a segunda-feira. O acumulado mais volumoso deve atingir partes da região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. Além das chuvas serem mais volumosas, elas podem vir acompanhadas de ventanias e, eventualmente, queda de granizo”.

“No início da próxima semana, a frente fria vai avançar rapidamente, espalhando chuvas pelo interior do Brasil, vindo acompanhada de intensa massa de ar de origem polar. Uma massa de ar frio atípica nesta época vai provocar um declínio bastante acentuado nas temperaturas sobre o Centro-Sul da América do Sul”, avisa a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo.

Frio intenso e geadas

frio

Foto: Giro do Boi/reprodução

Previsão de frio bastante intenso entre a Argentina e o sul do Brasil, com potencial para formação de geadas nos primeiros dias de novembro. Essas geadas podem atingir áreas produtoras entre o interior gaúcho e o planalto paranaense, podendo ser bastantes danosas para a cultura de inverno que ainda estão na fase de floração, como é o caso do trigo.

“Além disso, o frio intenso nesta época do ano acaba retardando o desenvolvimento e emergência das lavouras de milho e soja” — Nadiara Pereira

“No Rio Grande do Sul, 10% das lavouras de trigo estão neste estágio e devem ser bastante afetadas [pelas geadas]. Além disso, o frio intenso nesta época do ano acaba retardando o desenvolvimento e emergência das lavouras de milho e soja, que estão sendo plantadas”, alerta Nadiara.

Além do Sul, partes do Sudeste e do Centro-Oeste também serão atingidos pela massa de ar frio que surgirá no começo do próximo mês. Dessa forma, as temperaturas devem cair bem nos primeiros dias de novembro até mesmo em áreas mais ao sul da região Norte, fenômeno conhecido como friagem.

Possibilidade de neve

risco de neve sc

Foto: Mycchel Legnaghi

Além do frio, o tempo vai permanecer mais úmido na faixa leste da região Sul. Isso devido à proximidade do ciclone, que atuará sobre o oceano. Essa combinação de umidade e temperaturas bastante baixas gera, inclusive, risco para ocorrência de neve na madrugada do dia 1º de novembro. “Existe um pequeno risco [de neve], mas a gente vai continuar monitorando essa possibilidade. Se isso acontecer, vai ser um evento raro e atípico para os meses de outubro e novembro”, informa a meteorologista da Climatempo.

Mais chuvas e frente fria

pancadas de chuva - fim de setembro

Foto: Freepik

Nas áreas mais ao Norte do Brasil, a frente fria vai avançar no início da próxima semana. O sistema deve espalhar chuvas pelo interior do Sudeste, do Centro-Oeste. Há a possibilidade de formação de um corredor de umidade sobre a metade Norte do país — mais uma vez, o corredor deve concentrar as chuvas mais expressivas entre as regiões Norte e Nordeste.

O Matopiba volta a receber chuvas mais volumosas e generalizadas — e esse vai ser um padrão para o mês de novembro. Os corredores de umidade devem atuar de forma mais frequente sobre a metade Norte do Brasil, regularizando as chuvas sobre áreas produtoras da faixa norte do Sudeste, Centro-Oeste e do interior do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia.

__________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

alerta amarelo, previsão do tempo, chuvas - frente fria

Foto: reprodução