A 50ª edição da Festa das Rosas e Flores, em Barbacena, no Campo das Vertentes, um dos mais tradicionais eventos de Minas Gerais, chegou ao fim. O evento marca o retorno da festa no circuito turístico de Minas Gerais. De acordo com a organização, 40 mil pessoas passaram pelo local nos cinco dias do evento. Barbacena é conhecida como cidade das rosas pela grande produção na cidade e exportação do produto.
Pela primeira vez, segundo a prefeitura, a seletiva da Rainha das Rosas ocorreu nos bairros da cidade. O concurso, elegeu Thais Milena do bairro João Paulo II. A história das Rainhas das Rosas virou inclusive tema do livro “O Reinado da Rosa”, que foi tema do primeiro stand, onde estavam expostos pertences e fotografias das rainhas e edições anteriores da festa.
Além disso, em um Parque de Exposições ficou bastante florido, com diversos stands. Outros atrativos também fizeram parte da programação como o concurso de orquídeas, a cavalgada, o Grand Zona da Mata Mineira 2023, e a exposição de carros antigos no Fest Car. Teve artesanato, comercialização de rosas e shows.
Para mais pessoas participarem
O município também adotou novamente a cobrança mínima obrigatória da taxa de ocupação de solo aos barraqueiros, o que permitiu que diversos comerciantes de Barbacena pudessem vender seus produtos e gerar empregos com um lucro maior, em um período de retomada destas atividades após a pandemia.