Pular para o conteúdo

Diesel verde no Paraná? Petrobras e Bunge querem começar a produção

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Diesel verde no Paraná? Petrobras e Bunge querem começar a produção

Petrobras e Bunge assinaram acordo para compra de óleo de soja refinado para produção de Diesel R5 na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

Os recursos para a produção de derivados de petróleo (matéria-prima) estão sendo fornecidos no final de julho e a produção começa formalmente em setembro de 2022. Cerca de 1,5 milhão de litros destes serão destinados aos primeiros testes comerciais do produto. O Diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais, neste caso óleo de soja refinado, com óleo diesel de petróleo.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
Diesel verde no Paraná
Diesel verde no Paraná

Diesel verde no Paraná? Petrobras e Bunge querem começar a produção

Por conta do processamento, o combustível sai da refinaria com cerca de 95% diesel mineral e 5% diesel renovável, também chamado de diesel verde. Distribuidores adicionam o éster de biodiesel 10%, de acordo com a legislação vigente.

O que é diesel verde ou renovável?

É um biocombustível avançado produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais ou óleos de cozinha usados em vez de combustíveis fósseis. Pode ser feito por unidades industriais projetadas especificamente para sua geração, ou por coprocessamento dentro de unidades de hidrotratamento existentes.

Será realizado um teste comercial com um produto para determinar as regiões que estarão mais ansiosas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa com o uso desse combustível. Atualmente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) está analisando a possibilidade do diesel renovável, produzido em unidades dedicadas ou por coprocessamento com óleos vegetais, ser incluído no mandato nacional de biocombustíveis.

Biocombustível

Se o novo biocombustível for permitido, níveis mais altos de energias renováveis poderão ser usados com mais frequência nos motores. A Petrobras ampliou sua produção de petróleo com conteúdo renovável? Em 2026, serão investidos US$ 600 milhões para esse tipo de expansão, por meio do Programa Biorrefino.

Leia mais sobre Agro Negócios