Como plantar e cuidar de violetas em vasos
Para plantar e cuidar de violetas em vasos você não precisa de muito trabalho. Rega frequente e boa adubação serão suficientes.
As violetas são plantas herbáceas perenes da família Violaceae. Seu hábito é rastejante, e as folhas são cordiformes, com bordas dentadas. As flores são azul-pálido, roxas ou brancas.
Após milhares de tipos de cruzamentos hoje existem muitas variedades: de pétalas simples ou dobradas, normais ou miniatura, folhas redondas ou em forma de coração, mais ou menos peludas, com uma ou várias cores.
As violetas podem ser cultivadas em vasos, jardineiras ou canteiros, mas é preciso tomar alguns cuidados para que elas floresçam durante todo o ano.
Como plantar as violetas
A primeira coisa a se fazer é escolher as mudas de violetas apropriadas para o local de plantio. Prefira mudas de violetas com folhas e flores vigorosas.
O próximo passo é preparar o solo. O solo deve ser bem drenado e fértil. Adicione um pouco de húmus de minhoca ou farinha de osso para melhorar a qualidade do solo.
Para plantar as violetas, faça um buraco no solo com aproximadamente o dobro da espessura das raízes. Coloque a muda no buraco e cubra as raízes com solo. Firme o solo e regue abundantemente.
Nos primeiros dias após a plantação, é importante regá-las diariamente para que se estabeleçam bem.
Manutenção e regas
As violetas gostam de sol pleno ou meia sombra. No verão, é importante colocá-las em local de sombra, pois elas podem queimar com o sol forte.
É importante replantar as violetas a cada dois anos. O replantio deve ser feito no início da primavera.
As violetas precisam de fertilizantes para se desenvolver bem. Adicione um fertilizante para plantas de vaso ou húmus de minhoca ao solo a cada dois meses.
A rega é uma tarefa importante no cuidado da violeta. Deve ser feita de forma que a terra fique sempre úmida, mas nunca encharcada. O prato que fica abaixo do vaso deve ser esvaziado e houver água nele. Isso evitará que sua planta morra.
Para tratar as violetas, aplique um fungicida à base de cobre a cada dois meses.
As violetas são uma boa opção para quem quer ter flores o ano todo. Com um pouco de cuidado, elas se adaptam bem a diversos tipos de solos e climas.
Leia mais sobre Agro Jardim
Gostou do post?
Deixe seus comentários!