Como plantar e fazer mudas da Jiboia
Como plantar e fazer mudas da Jiboia é uma tarefa fácil. Essa planta muito popular nos jardins brasileiros é de fácil cultivo e requer poucos cuidados.
A jiboia (Epripemum aureum), é também popularmente conhecida por hera-do-diabo, uma trepadeira perene, com folhas cerosas que tem a forma de coração e folhagem de verdes variados, chegando até a partes amareladas, dependendo da espécie.
A jiboia não é pouco resistente a frio e normalmente é cultivada em jardins fechados ou no interior das casas.
Além disso, a jiboia funciona um espécie purificadora de ar, capaz de remover o formaldeído e outras substâncias nocivas presentes em ambientes domésticos.
A planta Epripemum aureum é uma planta tropical que é usada para fins ornamentais.
Como plantar e fazer mudas da Jiboia
Pode ser cultivada a partir de uma muda. As plantas jiboias são fáceis de cuidar e propagar. Eles se dão bem em bons níveis de luz, até mesmo se a luz for artificial. Para fazer cortes, use uma tesoura afiada. A planta apresenta certos nódulos no decorrer do caule, e esses são os locais ideais para o corte. Esses cortes devem ser de até 5 cm, e depois mergulhados diretamente na terra ou em água para produzirem raízes.
É uma planta perene que pode ser encontrada em muitas partes do mundo. A jiboia até pode ser propagada por semente, mas esse processo é demorado e dificilmente dá certo. O mais usual é criar-se mudas para replantá-las, no sistema de estacas.
Como fertilizar e regar plantas Epipremum aureum
A fertilização pode ser feita a cada 3 meses. Suas regas devem ser moderadas pois o excesso de água pode apodrecer a planta.
A jibóia pode ser cultivada no sistema de trepadeira, onde você providencia o aprumo com madeiras ou mesmo fios ara ela poder ser enroscada neles, sem ferir suas folhas e caule. Ou podem ser dos tipos pendentes, que são os mais comuns hoje em dia.
Ainda na época em que era permitido o usa do xaxim, ela dava vasos maravilhosos, pois era enroscada no pau do xaxim, em vasos ornamentais de interior. Hoje só é possível o mesmo efeito com fibras de coco mais rígidas.
Veja mais em Jardim