Pular para o conteúdo

Como cultivar pitaya em vasos na sua casa

Como cultivar pitaya em vasos na sua casa

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

 A pitaya é uma fruta deliciosa, com um sabor único e exótico, um sabor suculento e doce. É original da América Latina, e conhecida como fruta-do-dragão.

Planta versátil e fácil de cultivar. Agrega um tom ornamental ao seu jardim ou ao ambiente onde é depositada. Fornece lindos e suculentos frutos, que server para ser comidos frescos ou em doces, geleias, sucos e saladas.

Além disso, ela é repleta de nutrientes benéficos para a saúde. A pitaya é rica em vitaminas, minerais (ferro, cálcio , fósforo) e tem propriedades que auxiliam no controle de doenças cardiovasculares, pressão arterial, como também diabetes.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
como cultivar pitaya em casa
como cultivar pitaya em casa

O tipo de planta mais conhecido e comercializada é a com polpa vermelha e branca, que tem a casca rosa. As outras variedades não se adaptam bem por aqui.

Mas, se você quer cultivá-la em casa, é preciso saber alguns segredos.

Primeiro, é importante escolher o local adequado para o cultivo da pitaya. O local deve ser ensolarado e ter uma boa ventilação. Além disso, o solo deve ser fértil e bem drenável.

Neste artigo, vamos ensinar a você como cultivar pitaya em vasos na sua casa.

Depois, é preciso escolher o vaso adequado. O vaso deve ter um diâmetro maior que o da planta, para que ela possa se desenvolver bem.

A terra deve ser composta de terra vegetal, adubo e areia. Antes de plantar a pitaya, é importante lavar o vaso e a terra.

Materiais necessários:

1 – Muda de pitaya madura

2 – Um vaso grande com furos no fundo (40 cm de profundidade), se você for fazer mudas pequenas, então poderá usar vasos plásticos de 1 litro e em cada vaso somente uma semente.

3 – Substrato rico em matéria orgânica

4 – Argila expandida ou brita

5 – Terra vegetal

 

pitaya em vaso
pitaya em vaso

Como plantar:

–  Com o na mão se for muda, forre  o fundo dele com a argila ou pedrinhas.

– Adicione a terra já misturada com os substratos e a matéria orgânica.

– Faça um buraco com uso de faca ou pá de jardim pequena, de modo que a muda da planta entre nele. Cubra a muda com o restante da terra. Até que ao menos 2 cm do vaso fiquem sobrando. Se sua muda for grande, tente usa um palito de madeira para dar sustentação. Ela é uma planta trepadeira, o que significa que vai subir r crescer. Pense no espaço antes de plantar.

– Faça a rega todo dia de forma moderada.

Está pronto. Agora é só aguardar a planta se adaptar e começar a crescer.

A melhor época para plantar é a primavera ou no verão, quando o clima está mais quente.

A pitaya deve ser irrigada regularmente, mas sem encharcar o solo. Os fertilizantes devem ser aplicados a cada quatro meses.

A pitaya deve ser colhida quando estiver madura. A fruta deve ser cortada na vertical, ao longo do talo.

Agora que você sabe como cultivar pitaya em vasos na sua casa, siga estes simples passos e delicie-se com esta fruta exótica.

Leia mais sobre Agro Jardim

Gostou do post?

Deixe seus comentários!