Pular para o conteúdo

Alimentos Tóxicos – eles existem e todo cuidado é pouco

Alimentos Tóxicos – eles existem e todo cuidado é pouco 

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Existem alimentos tóxicos, que apesar de não parecer à primeira vista ou darem a impressão de que são saudáveis e inofensivos para a saúde.

Porém, muitos alimentos que consumimos rotineiramente podem ser tóxicos, se não tomarmos os cuidados necessários com cada um.

Mas a verdade é que nem todos os alimentos podem ser consumidos sem antes ser devidamente selecionados. Muitas vezes seu preparo exige que sejam removidas partes consideradas não-comestíveis ou tóxicas, devemos nos atentar suas condições de conservação.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -
alimentos tóxicos
alimentos tóxicos

Alguns desses alimentos com substâncias tóxicas podem causar males como náusea, falta de ar, que com tratamento, logo se resolvem. Outra substancias contidas neles já são mais perigosas e tem efeitos psicóticos podendo causar até a morte.

Falaremos de alguns alimentos que devem ser consumidos com cautela, e se você tiver dúvida, nunca continue a comer.

Neste artigo, vamos explicar quais são os alimentos que podem ser tóxicos e os cuidados necessários para consumi-los.

Peixe Baiacu: uma lenda urbana, pois ele tem uma bolsinha interna que solta veneno mortal para seus inimigos. Se o homem consumir a carne contaminada por este veneno, poderá ser intoxicado. O veneno fica dentro de uma pequena bolsa e os cozinheiros devem limpar o peixe fresco retirando suas vísceras com cuidado para não estourar a bolsinha perigosa. Assim o peixe pode ser consumido. É macio e muito saboroso.

Enlatados: devem estar dentro de latas intactas, sem amassados externos ou pontos de ferrugens. Se encontrar latas amassadas ou com ferrugem não compre e entregue ao responsável pelo mercado. Se for em sua casa o destino é o lixo. Não abra a embalagem. No momento da abertura pode ser sujeita a ser impactada por fungos. Além do fungo o risco do botulismo está presente. Se a lata estiver estufada, fora do padrão normal de tamanho, elimine a mesma imediatamente.

baiacu
baiacu

Embutidos secos: e defumados, pois estão propensos a ter mofos, e o mofo pode ter a aflotoxina. Se notar partes esbranquiçadas na pele seca ou capa   desses produtos não compre ou consuma: bacon defumado, calabresa defumada, carne seca defumada.

Os alimentos enlatados estão sujeitos a contaminação por bactérias, especialmente se estiverem danificados. Alimentos enlatados contaminados podem causar diarreia, vômitos e até mesmo a morte.

Grãos secos em geral: amendoim nozes, soja, feijão vermelho por terem a aflotoxina e poder propagar aos seres humanos fungos que causam graves transtornos intestinais. A melhor prevenção é ter certeza da boa procedência do grão. Grão dever estar secos sem pontos de moço e com pele íntegra.

Se você tiver que consumir algum dos alimentos acima, é importante tomar alguns cuidados.

Sempre mantenha os enlatados fora do alcance de crianças. No sentido da boa alimentação, você deve ter certeza de dar uma conservação adequada e recomendada a cada alimento e seguir todas as instruções dos fabricantes quando for consumir.

 

Gostou do post?

Deixe seu comentário!