Pular para o conteúdo

Uberlândia vira exemplo do uso da agricultura familiar na merenda escolar – Uai Agro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Na próxima quinta-feira (20) a Prefeitura de Uberlândia vai apresentar, em Belo Horizonte, a experiência do município no uso da agricultura familiar para enriquecer a merenda escolar. O município se tornou exemplo nesse tipo de iniciativa para enriquecer a alimentação dos alunos. O trabalho da ‘cidade, no Triângulo Mineiro, será um dos destaques do workshop “Do campo à escola – compras da agricultura familiar para o Pnae” promovido pela Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, da Prefeitura de Belo Horizonte, no dia 20 deste mês.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Os cardápios são elaborados por nutricionistas da prefeitura. (Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação- PMU)

A prefeitura segue as orientações do Pnae, Programa Nacional da Alimentação Escolar, uma lei federal que estabelece as diretrizes para os municípios. Atualmente a Prefeitura de Uberlândia fornece, diariamente, merenda escolar para mais de 70 mil estudantes. Pelo menos 30% dos alimentos são adquiridos da agricultura familiar, conforme orienta o Pnae. “Temos conseguido ótimos resultados com a agricultura familiar. Um dos motivos são os diálogos e o respeito que temos com os produtores rurais. Por exemplo, eles sempre nos falam quais são os produtos da estação e isto contribui para adquirirmos alimentos mais baratos e oferecermos uma merenda mais diversificada”, explica a nutricionista da prefeitura de Uberlândia, Marilia Martins Santos.

De acordo com a prefeitura, muitos municípios não conseguem atingir a meta estabelecida pelo Pnae sobre a quantidade mínima de alimentos da agricultura familiar utilizados na merenda escolar. A expectativa da prefeitura de Uberlândia no ano que vem é superar a marca de 30% de uso desses produtos oferecidos para os alunos. O município elabora um trabalho para oferecer uma alimentação escolar equilibrada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada faixa etária. As equipes do município elaboram cardápios diferentes, levando em conta as necessidades nutricionais de cada faixa etária e período escolar (parcial e integral). Os lanches são elaborados seguindo categorias, como berçário, educação infantil e ensino fundamental.

Em Uberlândia, toda semana as escolas recebem verduras, frutas e legumes frescos para a preparação dos lanches. Desta forma, a iniciativa da prefeitura contribui para a diversidade da merenda escolar, estimulando uma alimentação mais saudável, além de contribuir para a produção agrícola de pequenos produtores da agricultura familiar da região.