Esta terça-feira (25) é de de celebração para um dos vitualhas mais populares do país — e de outros locais do mundo. É o Dia Mundial do Macarrão. De combinação com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o resultado se faz presente em 99,5% dos lares brasileiros.
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Mais do que fazer segmento dos hábitos alimentares nacionais, o macarrão e as massas alimentícias em gerais produzidas no Brasil movimentam o mercado internacional. No sentido da exportação, aliás, o setor registra propagação neste ano. De combinação com a Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, a receita cambial com embarques de produtos do setor foi de US$ 13,3 milhões — isso na parcial de janeiro a agosto de 2022.
Ainda conforme os dados da Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cake, que é mantida pela Abimapi em parceria com a ApexBrasil, o valor em receita representa propagação de 9% na verificação com o consolidado de 2021. Ou por outra, 8,2 milénio toneladas já foram consumidas, o duplo do patamar obtido no mesmo período em 2019.
Macarrão: do Brasil aos EUA
Em 2022, os Estados Unidos surgem porquê os principais compradores de massas alimentícias fabricadas no Brasil. De janeiro a agosto, os norte-americanos foram responsáveis por US$ 2,3 milhões em compras de duas milénio toneladas. Na segmento de receita, o valor representa propagação de 128% diante de o mesmo período do ano pretérito — e aumento de 117% em volume.
A América Latina é também importante fado das exportações brasileiras de massas. No Caribe, por exemplo, a República Dominicana foi o principal comprador em volume, com 150 toneladas e uma receita de US$ 185 milénio até o momento.
“[Estamos ]introduzindo o comida cada vez mais no dia a dia de consumidores fora do país” — Rodrigo Iglesias
De combinação com o diretor internacional da Abimapi, Rodrigo Iglesias, os números divulgados em relação ao Dia Mundial do Macarrão reforçam a inconstância e a praticidade do mercado brasílico do setor. “O Brasil tem encontrado mais espaço para apresentar diferentes formas e momentos de consumo introduzindo o comida cada vez mais no dia a dia de consumidores fora do país”, explica o executivo.
Setor de massas gera 100 milénio empregos
Com o Dia Mundial do Macarrão, a Abimapi reforça que o setor de massas movimenta o mercado de trabalho do país. Conforme divulgado, são mais de 100 milénio empregos diretos em 114 empresas do setor que são representadas pela entidade.
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