Pular para o conteúdo

PIB da China tem desenvolvimento anual de 3,9% no 3° trimestre

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O Resultado Interno Bruto (PIB) da China subiu 3,9% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, em base anualizada, uma subida potente em relação ao 3T21, que havia registrado subida de 0,4%. Os dados são do departamento de estatísticas do país.

Pela primeira vez, o desenvolvimento do PIB cresce mais de 3% em relação ao ano anterior, mas ainda está aquém da meta de 5,5% estabelecida pelo governo chinês.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O governo havia posposto a divulgação dos dados estatísticos durante o congresso do Partido Comunista Chinês, que aconteceu de 16 a 23 de outubro.

“A recuperação econômica no terceiro trimestre melhorou, que foi significativamente melhor do que no segundo trimestre, a demanda de produção continuou a melhorar, os preços do serviço foram geralmente estáveis e as garantias de subsistência das pessoas foram fortes e eficazes, e a operação universal estava dentro de uma tira razoável”, diz a nota do departamento de estatísticas.

“Não há perspectiva de a China suspender sua política de Covid zero em breve, e não esperamos nenhum relaxamento significativo antes de 2024. As interrupções recorrentes do vírus continuarão, portanto, apesar na atividade pessoal e outros bloqueios em larga graduação não podem ser descartados”, diz Julian Evans Pritchard, economista sênior para a China da Capital Economics.