Peixes de agua doce bom para a cozinhar
Existem muitos peixes de água doce bom para cozinhar no Brasil. Nos rios, lagos e lagoas do Brasil, existem aproximadamente 25.000 espécies de peixes, muitos dos quais são comestíveis.
Por exemplo, no eixo Rio-São Paulo, comem-se especialmente pequenos bilaru, tambaqui e tucunaré.
Porque se eles não comem, não sabem o que estão perdendo!
Confira as características de alguns dos peixes de água doce mais pulares do país:
Lambari:
Peixe prateado pequeno e alongado. Como petisco, empanado e frito, assemelha-se à manjubinha. Para uma sensação diferente, enrole em farinha de milho em vez de farinha de rosca.
Pacu:
Tem um corpo comprimido, alto, em forma de disco. Sua carne é muito gordurosa e rica em sabor e requer conhecimentos especiais de preparo, mas ao mesmo tempo é versátil: pode ser grelhada, frita ou até gratinada.
Pintado:
Peixe de couro, cinza escuro, de corpo alongado e roliço e cabeça grande e achatada. Sua carne branca, gordurosa, é geralmente preparada na brasa. O sabor é marcante. Para acompanhar, a sugestão é arroz com amêndoas.
Pirarucu:
Esté é um enorme peixe que tem carne firme e saborosa com poucos espinhos. Costumeiramente preparado como cozido, em moquecas e ensopados. Considerado iguaria, tem sido usado também em receitas de ceviche.
Tambaqui:
É um peixe grande, com cerca de um metro de comprimento, marrom e preto. A carne é macia e geralmente servida como “costelas”, que possuem grandes espinhos semelhantes a costelas de boi. Empanado e frito, combinado com purê de batatas.
Dourado:
Como o nome deixa claro, tem coloração dourada, com reflexos avermelhados. Tem sabor exuberante, bastante gordura e espinhas. Fica muito bom frito, grelhado e na chapa. Tomates e batatas costumam acompanhá-lo e forma harmoniosa.
Truta:
Um dos peixes de água doce mais consumido, mais abundante em zonas montanhosas e menos quentes, mais propícias à sua produção. Servida com molho cremoso, alcaparras e amêndoas, a truta é leve e também pode ser consumida grelhada.
Tilápia
Também conhecido como saint peter, este é um peixe vindo da África e do Oriente, com pouca espinha e baixo teor de gordura. Uma receita diferente de tilápia é cobrir com algum tipo de crosta, como a de castanhas. Para acompanhar, purê de mandioquinha.
Tucunaré:
Existem muitos tipos de tucunaré que variam em tamanho e cor. Na Amazônia, o ensopado tucunaré é muito popular. A iguaria é comumente acompanhada com batata, cebola, repolho, pimentão, ovos, tomate, salsa e coentro.