Óleo de rícino é extraído da mamona
O óleo de rícino é extraído da mamona. Atualmente, existem diversos produtos que são utilizados para fins medicinais. Dentre esses produtos, está o óleo de rícino, um óleo vegetal produzido a partir da semente da mamona.
A mamona é uma planta nativa da Ásia e possui diversas propriedades benéficas. O óleo de rícino é, basicamente, um óleo refinado da semente da mamona. Esse óleo possui diversas propriedades benéficas e, por isso, é utilizado para tratar várias doenças.
O óleo é utilizado para tratar várias doenças, como a diabetes, a obesidade, a caspa e a acne. Essas propriedades benéficas são consequência de seu alto teor de ácido ricinoleico, um ácido graxo essencial. Ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e diminuir a dor.
Também contém a vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger o organismo dos radicais livres.
Como já dissemos, o óleo é produzido a partir da semente da mamona. A semente é um fruto seco e sofre um processo de refino para se produzir o óleo. Esse processo é realizado através da extração do óleo da semente por meio de um solvente.
Depois da extração, o óleo é filtrado e limpo, para remover impurezas e resíduos. Por fim, o óleo é pasteurizado e envasado. Esse processo de produção é complexo e, por isso, o óleo de rícino é um produto caro.
Apresenta propriedades antimicrobianas, que são responsáveis por combater os micro-organismos e, consequentemente, ajudam a prevenir o surgimento de doenças.
Por fim, o óleo possui propriedades hidratantes, que ajudam a manter a pele hidratada e saudável.
O óleo de rícino muito conhecido, já usado há muito tempo, e um produto importante para a saúde e deve ser utilizado regularmente. Ele pode ser usado também na higiene capilar para combater à caspa e piolhos.
Leia também Agro Negócio