Pular para o conteúdo

Novas regras de rotulagem nutricional servem para educar consumidor, diz Abia

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Desde 9 de outubro vigoram no Brasil as novas regras para a rotulagem de alimentos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), as alterações significam não somente a atualização dos rótulos, mas também para educar o consumidor.

As novas regras para rotulagem de alimentos no país é tema do programa Direto ao Ponto desta quinta-feira (20), que conta com a participação do diretor de Assuntos Regulatórios da Abia, Alexandre Novachi.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

As mudanças na rotulagem foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e envolvem alterações na tabela de informação, nas alegações nutricionais e na adoção da rotulagem nutricional frontal.

direto ao ponto alexandre novachi abia

Segundo Novachi, o processo para as mudanças teve início em 2014, passando por consulta pública que contou com cerca de 82 mil contribuições da sociedade. Para a indústria de alimentos o processo é considerado uma experiência importante.

“Agora a gente tem como responsabilidade, uma questão até de cidadania, trabalhar na melhor implementação. E, esse trabalho significa não só atualização dos rótulos, mas a educação do consumidor, para que ele possa usar essa ferramenta para fazer as melhores escolhas”, diz o diretor da ABIA.

Princípio da rotulagem é informar, diz Abia

As coisas partem sempre de um princípio e as informações existentes nos rótulos não são diferentes, pontua Novachi.

“O princípio da rotulagem é, sempre foi e sempre será o de informar o consumidor. É o primeiro elo de uma cadeia entre o setor produtivo e o consumidor”.

 

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real