Pular para o conteúdo

Lançada linha especial de grãos premiados do Concurso de Cafés de MG – Uai Agro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Grãos produzidos nas regiões Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas foram adquiridos nesta semana por uma rede de supermercados em Belo Horizonte. A linha especial foi premiada pelo Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais no ano passado.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Thales Fernandes, o café é o principal produto de exportação no estado. Dos US$ 11,6 bilhões exportados do agronegócio, de janeiro a setembro deste ano, o produto é responsável por US$ 4,4 bi.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

“Minas é referência, aqui se agrega valor e fixa o homem no campo, trazendo renda e dignidade, isso é fundamental. Temos no estado 900 mil propriedades rurais, sendo que 440 mil são da agricultura familiar, e a Emater assiste a esses produtores com alta qualidade”, disse durante participação no evento.

O estado busca fortalecer o setor através de ações como o Circuito Mineiro de Cafeicultura e o Programa do Certifica Minas Café. “São mais de três milhões de empregos gerados na cadeia da cafeicultura. A gente tem alguns estudos que fazem a correlação da produção de café com IDH. Onde existem grandes produções de café, a gente tem municípios com IDHs melhores, o que reflete um pouco dessa melhoria da qualidade de vida”, finalizou.

O concurso

O Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Sicoob Crediminas.