Pular para o conteúdo

IMA ministra palestra sobre a raiva no Sul de Minas – Uai Agro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Servidores estaduais e municipais, e fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) da Coordenadoria Regional de Varginha e Escritório de Boa Esperança, no Sul de Minas, receberam uma palestra sobre ações de combate à raiva dos herbívoros (bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos).

No auditório da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Varginha, foram abordados o controle populacional do morcego hematófago Desmodus rotundus, principal transmissor da raiva, e atividades de educação sanitária voltadas para a saúde das pessoas e dos animais de produção.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

“A educação sanitária contribui ainda para a imunização dos animais de produção, instruindo as pessoas a procurarem atendimento médico quando apresentam sintomas da doença. Nossos fiscais comunicam a secretaria de saúde local, orientando os envolvidos para que tudo seja feito com a maior sinergia possível, atualizando e reciclando informações com o objetivo de manter a qualidade dos atendimentos”, falou o fiscal do IMA em Varginha, Júlio César de Carvalho e Almeida.

(Foto: IMA)

Vacinação

A melhor forma de prevenir os animais de produção contra a doença é a vacinação anual de todo o rebanho. Os fiscais vão até a propriedade para investigar e coletar material para diagnóstico, realizando tanto o controle populacional do transmissor da doença, quanto ações de educação sanitária.

Notifica IMA

Os cidadãos podem notificar suspeitas de doenças e alta mortalidade em bovinos, bubalinos, equinos, caprinos, suínos, aves, ovinos, abelhas, peixes, e outros animais de produção pelo whatsapp do Notifica IMA. O número é (31) 98598.9611.