Pular para o conteúdo

EPAMIG promove debates sobre vitivinicultura e hortaliças – Uai Agro

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Começa nesta terça-feira (25) uma programação próprio para marcar a Semana Pátrio de Tecnologia, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O tema deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Na terça-feira, o tópico abordado será “Dupla Poda: Uma vez que a pesquisa da EPAMIG ajudou a vitivinicultura a se desenvolver em Minas Gerais, aumentando a produtividade e rendendo prêmios ao Estado”. Já na quinta-feira, é a vez dos convidados aprenderem sobre “Hortaliças PANC: Raízes e Rizomas”. Os dois eventos terão transmissão ao vivo a partir das 14h, no meio solene da EPAMIG no YouTube.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Dupla Poda

A técnica consiste na inversão do ciclo da videira pela realização de duas podas anuais, o que possibilita que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno, período com menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e à noite).

Hortaliças PANC

Essas hortaliças, que fazem secção da tradição culinária de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil, são bastante nutritivas, mas que com o tempo perderam espaço de mercado e deixaram de ser consumidas por secção da população. Os estudos contemplam espécies uma vez que taioba, ora-pro-nóbis, azedinha, araruta, manguito, vinagreira, dentre outras.