Pular para o conteúdo

Confira as atrações do Cooperativismo em Notícia deste sábado (22)

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar a homenagem ao dr. Glauco Olinger, um dos principais incentivadores da agricultura moderna e a campanha que premiou os melhores produtores de grãos do planalto norte catarinense.

UM CENTENÁRIO CIDADÃO

A agricultura catarinense reserva cada surpresa, que vou te contar. Um deles tem a ver com a homenagem ao dr. Glauco Olinger, que em setembro, comemorou 100 anos de idade. Esse senhor, centenário, foi o idealizador de muitos projetos.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Ele criou o centro de ciência agrárias, o curso de agronomia da universidade federal, a ACARESC, hoje EPAGRI, foi também secretário de estado da educação e da agricultura. Escreveu dezenas de livros e defendeu centenas de teses. E não podemos esquecer que o seu Glauco também foi o motor que ajudou a acelerar a criação das cooperativas agropecuárias do estado.

CAMPANHA COPÉRDIA MELHORES

Um dos principais expoentes na produção de grãos em Santa Catarina é o planalto norte. Lá estão os produtores que adotam tecnologias avançadas, que buscam sempre evoluir, mas que de tempos em tempos precisam ser instigados. E aí quem entrou em cena foi a Copérdia.

Ela montou uma campanha, toda feita por regramentos, com o objetivo de criar protocolos de plantio, convidou os produtores e, com os resultados de campo, premiou os melhores associados de 2022. Na média geral, entre o primeiro e o terceiro colocado, a produção por hectare, ficou bem acima das 100 sacas.

Dois detalhes chamaram a atenção: uma adubação bem feita e o uso de sementes certificadas.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises as terças-feiras às 13h30.

COOPERATIVISMO_EM_NOTICIA_640X480