Como recuperar o solo – 4 dicas práticas
Como recuperar o solo, após o plantio de grandes produções agrícolas? A degradação do solo é um problema que afeta profundamente a agricultura. Os solos perderam a maior parte de sua capacidade de plantio devido ao uso intensivo, desmatamento e até queimadas. Por isso, é importante que os produtores rurais saibam como recuperar seus solos para que não percam produtividade.
Confira algumas práticas muito eficazes para a recuperação de solos degradados e garanta o sucesso de suas lavouras!
- A aplicação de biocarvão
Segundo levantamento recente do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a aplicação de biocarvão ainda é pouco utilizada para a restauração do solo, mas tem se mostrado muito eficaz.
Produzido a partir de restos de matéria orgânica queimada, o biochar ajuda a melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo, contribuindo para sua recuperação.
Essa prática também reduz a acidez do solo, tornando-o mais fértil e propício ao plantio.
Além disso, é uma alternativa sustentável, pois também pode ser produzida pela incineração de resíduos domésticos.
- Plantio de fileiras alternada
Quem procura maneiras de limpar a terra já deve ter ouvido falar em semear em fileiras alternadas. Esta é uma prática reconhecidamente eficaz para restaurar as propriedades do solo e a produtividade em áreas devastadas.
Neste estilo de plantio, cada linha de cultivo recebe um grupo de plantas de diferentes espécies.
Como as plantas recebem sempre os mesmos nutrientes, sabe-se que o cultivo intensivo e prolongado da mesma espécie desgasta o solo.
Assim, ao reunir diferentes espécies, o plantio em linhas alternadas promove o consumo equilibrado de nutrientes do solo e evita a degradação.
- Sistema agroflorestal
O uso de sistemas agroflorestais é outra boa maneira de restaurar o solo. São padrões de plantio que imitam os biomas naturais do solo. Isso inclui a presença de árvores (frutíferas ou não), o plantio de hortaliças e até a criação de animais.
O ideal é sempre escolher espécies indígenas de árvores e plantas, utilizar adubos verdes e isolar a área a ser recuperada até que as árvores crescem.
Para que os sistemas agroflorestais funcionem no processo de recuperação de áreas degradadas, também é necessário escolher espécies que se alastram com facilidade e crescem rapidamente.
- Sistema de alternar plantio com leguminosas
Outra forma muito natural de recuperar o solo é a plantação de leguminosas arbóreas e arbustivas, usando a ação simbiótica dos rizóbios (bactérias que vivem no solo) e os fungos micorrízicos que se conectam às raízes das leguminosas, provocando a ação de capturar o nitrogênio do ar, e refixá-lo ao solo. As leguminosas indicadas são: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, amendoim e vagem. A reposição do nitrogênio, com o passar do tempo, traz nova vida ao solo.
Leia também Agro Negócio
Gostou do post?
Deixe seus comentários!