Como plantar e cuidar do broto de feijão em casa
Para plantar e cuidar do broto de feijão você não precisará de muitos cuidados. O broto de feijão é uma excelente opção para quem quer começar a cultivar seus próprios legumes em casa, pois é fácil de plantar e demanda poucos cuidados.
As pessoas cada vem mais buscam alimentos saudáveis, sum muito processamento e livres de agrotóxicos. Assim, cresce muito a busca por alternativas como a de cultivar suas próprias verduras.
A vida na cidade, morar em apartamento pode parecer limitante. Mas com um pouco de criatividade tudo se resolve. O cultivo de brotos é uma dessas possibilidades, pois requer pouco espaço. A tarefa é fácil e até divertida.
Os brotos de feijão têm sais minerais, vitaminas, fibras e outros nutrientes. Pouco calórico, é opção para a dieta para perda de peso.
Cultivando-os em casa, você os terá sempre fresquinhos e disponíveis para o consumo da família.
Isso sem falar que são saborosos. São muito versáteis, podendo ser utilizado em diversos pratos como saladas, sanduíches, ensopados, cozidos.
Para plantar o broto de feijão, você vai precisar de:
um vaso;
terra;
broto de feijão.
Comece escolhendo um vaso de tamanho adequado para a sua planta e sua casa. Em seguida, complete metade do vaso com terra e coloque o broto de feijão no centro. Cubra o broto com mais terra, até a metade do vaso.
Depois de plantado, é importante regar o broto de feijão diariamente, pois a terra deve sempre estar úmida. Caso contrário, o broto pode secar.
No início, o broto de feijão crescerá lentamente. Mas, depois de algumas semanas, ele começará a se desenvolver rapidamente e logo estará pronto para ser consumido.
Por isso, é importante ficar atento ao tamanho do broto de feijão e retirá-lo do vaso quando atingir o tamanho desejado.
Muitos tipos de grãos, leguminosas e sementes podem ser germinadas e virar brotos. Um exemplo diferente é o grão de bico. Ele pode germinar! A diferença entre o grão germinado e o broto é que um forma uma espécie de raíz e o outro germina e cresce até apontar as folhas. As folhas chegam a ficar verde, mas para o consumo é importante observar e colher o broto antes disso.
Alguns grãos são melhores para o consumo na forma germinada( grão de bico) e outros são melhores evoluídos até brotos, como o de feijão.