Pular para o conteúdo

Como plantar chuchu no vaso

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Como plantar chuchu no vaso

O chuchu é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em casa, em um vaso. Trata-se de uma hortaliça que oferece uma série de benefícios para a saúde de quem a consome.

chuchu6

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Além de possuir baixa caloria, ela é rica em água e em vitamina C, estando associada ao envelhecimento precoce, redução da pressão arterial, manutenção do peso e prevenção da prisão de ventre.

Como plantar chuchu no vaso

Os primeiros meses de vida do chuchu são fundamentais para o seu desenvolvimento futuro. Por isso, é importante cultivá-lo em um clima quente e úmido, como o encontrado em regiões tropicais. Mesmo que você não more em uma região assim, é possível sim criar o clima ideal para a hortaliça dentro de casa.

Adquira uma semente

Basta adquirir um chuchu que sirva de semente de alguém que plante ou esoerar seu chuchu fica velho e duro, até que comece a criar pequenos brotos. Aí está na hora de por no vaso. O broto deve ser plantado de cabeça para baixo e ser todo coberto ppor terra

Para preparar a terra

O chuchu é uma hortaliça de fácil cultivo, pois é pouco exigente quanto à terra de plantio. Ainda assim, quando for preparar a terra do vaso, prefira aquela que esteja com boa fertilidade, úmida e bem adubada. Lembre-se de enriquecer a terra com fósforo, pois o chuchu precisa de uma boa quantidade desse elemento para se desenvolver.

chuchu5

Alguns cuidados básicos devem ser tomados para que o chuchuzeiro cresça e se desenvolva sem problemas. Escolha um vaso de tamanho médio para dar espaço para o chuchu crescer. Finque um pedaço de madeira para que o chuchu possa ir se enrolando em volta dele.

Cuide da Luz

O chuchu gosta de luz e, por isso, é fundamental deixa-lo em um local que receba bastante luminosidade. Tome cuidado  com a temperatura do local, ele não deve ficar no sol. Uma boa temperatura para a hortaliça é entre 18º e 27º.

Como deve ser a rega

Ao plantar um chuchu, lembre-se de que ele gosta de ambientes úmidos. Coloque um prato com pedregulhos embaixo do vaso e verifique sempre sua umidade. Esteja atento, deve ser úmidos, mas não encharcados. O ideal é apostar na rega com ajuda de borrifadores, de modo a evitar o acúmulo de água no pratinho do vaso.

Fazer podas

Mesmo em vasos é importante fazer as podas das folhas velhas. Mantenha uns brotos novos e mais fortes.

Leia mais sobre Agro Jardim