Como plantar batata
Como plantar a batata através dos brotos do próprio tubérculo, já que a semente da batata é a própria batata, é um processo simples.
O ideal é utilizar as batatas que foram apenas escovadas e não as lavadas. Mas na ausência das escovadas, as lavadas também apresentam bons resultados para fazer os brotos.
As batatas são tubérculos em formato oval que são comestíveis. São fonte de amido, consequentemente de carboidratos e energia. É muito consumida em sopas, purês, saladas, tortas, fritas e muitas outras.
Muito conhecida mundialmente, ocupa o 4° lugar entre os alimentos mais consumidos do mundo.
Como plantar a batata
Para plantar batata, escolha tubérculos de boa qualidade, com a casca inteira e sem sinais de murcha ou podridão. E então prepare as mudas.
– Pegue uma batata bonita e lave.
– Se for fazer uma muda um copo de vidro serve, para mais mudas use uma travessa rasa ou assadeira. Coloque água até cobrir a metade da batata.
– Pode usar palito para suspender acima da água pelo menos metade da batata. Ou seja, uma metade fica na água e a outra não.
– Acomode o pote em um local que recebe luz em abundância. O ideal é que seja perto de uma janela, mas também pode ser luz artificial.
– Aguarde em torno de duas a quatro semanas para a batata começar a brotar. Ela deve ficar com muitas ramificações na superfície fora da água. Pegue cada ramificação com cuidado e retire-as por inteiro.
– Coloque esses galhos em novo recipiente com água e aguarde até ter outros ramos, que serão a raiz da batata.
– A muda então está pronta e pode ser plantada no local definitivo.
As batatas e suas variedadess
Existem diversos tipo do tubérculo, cada um indicado para um preparo alimentar diferente.
– Batata achat – ideal para cozimento, purês, massas de nhoque, acompanhamento de cozidos ou assados. Tem pouca água na estrutura.
– Batata atlantic – ideal para fritura, mas tem a forma oval, sendo indicada para preparações chips e não palito.
– Batata baronesa
– Batata baraka
Estas podem ser utilizadas em todas as formas de preparo.
É importante ver qual se adapta melhor ao clima onde se estará plantando.
Cuidados com plantio
A batata é uma planta rústica, portanto, e fácil de cultivar. Mas podem ser atacadas por pragas e neste caso devem ser tratadas com os defensivos indicados para cada tipo de praga.
Os cuidados básicos com a batata são regar diariamente, sol e um terreno fértil. Não pode ficar exposta ao sol forte.
Nas regiões Sul e Sudeste, a época ideal para plantar é entre agosto e dezembro, com a colheita prevista a partir de novembro. Também é possível plantar entre abril e julho, desde que não ocorram geadas na área. Em casos onde a temperatura pode baixar muito, o ideal é proteger com plásticos ou em estufas.
Nas demais regiões é possível plantar o ano todo, desde de que o terreno não fique encharcado de água, pois pode ser perdida toda a plantação.
Em climas mais secos, costuma-se usar sistemas de irrigação, pois o solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado.
A batata prefere ser deixada no sol, mas ficar exposta ao sol forte todo o dia.
Solo: o terreno deve ser bem ventilado, sem excesso de umidade, terra leve e de boa drenagem. Deve ter boa profundidade e ser fértil. Antes do plantio requer aração e irrigação. Aí estará pronto para receber as mudas.
Adubação: deve ser com adubo orgânico ou com fertilizantes químicos, eventualmente, mas esses produtos não devem tocar nas batatas.
Água: a irrigação alimenta ou mata o tubérculo. Portanto faça com cuidado. Aguá sim mas moderada. Excesso mata a planta.
As pragas ficam nos caules e folhas. É importante vigiar constantemente.
– Quando as folhas da planta começarem a murchar ou escurecer, é sinal de que a batata está pronta para ser colhida.
Veja mais sobre Agronegócios