Pular para o conteúdo

Como plantar a Flor de maio

Como plantar a Flor de maio

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A flor de maio, Schlumbergera truncata,  é um cacto nativo da Mata Atlântica do sudeste do Brasil.  Na natureza costuma crescer em rochas, nos troncos e galhos de árvores. Como plantar a Flor de maio.

flor maio 1
flor maio 1

É fácil de cuidar e é uma das espécies de plantas de interior mais populares no mundo. Estão presentes em inúmeras jardineiras e vasos do mundo todo.

Schlumbergera truncata

A Schlumbergera truncata requer sol pleno ou meia-sombra e pode ser cultivada em solo leve, fértil e bem drenado. Regue a planta abundantemente durante o verão e fertilize duas vezes por mês com um fertilizante para plantas de interior.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

A flor de maio é uma planta muito resistente e não requer cuidados especiais.

Para o plantio requer solos com boa bem drenagem, leves e férteis, de ph entre 5 e 6. Com substratos com terra, areia e húmus de minhoca.

É importante colocar no vaso  pedras ou cascas de pinus para facilitar a drenagem da água.

A iluminação deve ser a meia sombra, sem incidência de sol direta.

A rega é de acordo com a consição do solo, normalmente 2x por semana, quando perceber que ele está seco.

A adubação deve ser feita adubo orgânico ou químico, no verão, para que no outono ela floresça exuberante.

Os vasos devem ser preferencialmente de cerâmica e que te tenham saída para a água. Se possível, usar um prumo para ela ir subindo.

flor de maio
flor de maio

Pode –se fazer mudas da própria planta, tirando um pedaço na intersecção entre uma folha e outra e deixando uma pequena parte em água para formar raiz. Depois replantá-la no lugar definitivo. Tamém é possível lplantar por sementes.

A flor de maio pode ser propagada por estaquia de galhos no início do verão. Corte galhos de a cm de comprimento e deixe-os secar por dois dias. Enxague os galhos, remova as folhas inferiores e coloque-os em um recipiente com um pouco de irrigação. Coloque o recipiente em um local ensolarado e em pouco tempo os galhos enraizarão.

Em geral, as únicas coisas a serem observadas são o tamanho da planta e a quantidade de luz disponível. Quando a Schlumbergera truncata atinge o tamanho desejado, pode ser transferida para outra área da casa ou do jardim.

A flor de maio é uma planta fácil de cuidar e que floresce abundantemente no outono.  É uma excelente escolha para quem procura uma planta de interior resistente e de fácil manutenção.

Leia mais sobre Agro Jardim