Pular para o conteúdo

Chuva muda de região no fim de semana; veja previsão do tempo

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

De acordo com as previsões da Climatempo, uma frente fria se forma e avança pela costa do Brasil, juntamente com um corredor de umidade que vem da Amazônia. Com isso, a chuva tende a se espalhar pelo interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir do fim de semana, e as instabilidades diminuem no Sul.

Nesta quarta-feira (19), foi registrada muita chuva nos estados sulinos e até queda de granizo em São Miguel do Oeste e Bandeirante, no oeste catarinense. O produtor Aldemiro Munerolli, que cultiva fumo nesse último município, afirma que o temporal causou perda total de 60 mil pés da plantação.

- - - - - PUBLICIDADE - - - - -

Com as mudanças no tempo, o Sul terá um período um pouco mais firme entre o sábado (22) e o início da próxima semana.

Chuvas retornam a áreas produtivas

chuva tempo previsão

À medida que a frente fria vai avançando, as chuvas retornam a importantes áreas produtoras do interior do país. Isso ocorre especialmente em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, que devem registrar volumes altos de chuva nesse período entre sábado e o começo da semana que vem.

Neste fim de semana, as instabilidades também devem se espalhar até áreas do Matopiba. São esperados volumes moderados a altos de água no oeste da Bahia e no Tocantins. O Pará e o oeste do Maranhão devem receber volumes ainda mais expressivos. Essa chuva deve começar a aumentar um pouco umidade no solo da metade norte do país, que deve se regularizar efetivamente no decorrer de novembro.

Temperatura

A expectativa é de declínio acentuado da temperatura no Sul, no decorrer do fim de semana. Com o afastamento da frente fria da região e o avanço de uma massa de ar frio, as temperaturas devem cair bastante durante as madrugadas, especialmente no domingo, quando são esperadas mínimas ligeiramente abaixo de 10 °C em diversas localidades.

Na área central do Brasil e no Norte, o destaque é a diminuição do calor. As temperaturas nessa faixa do país têm sido altas nos últimos dias, especialmente em algumas áreas produtoras de soja de Mato Grosso.

Com o avanço da frente fria na segunda metade da semana, esse calor deve ceder um pouco. A sensação térmica deve diminuir sobre o Centro-Norte, com chuvas se espalhando um pouco mais no decorrer dos próximos dias.