Ingredientes Pastel de Bacalhau: Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 3/4 de xícara de água morna
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
Recheio:
- 300g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 2 batatas médias cozidas e amassadas
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- Pimenta-do-reino a gosto
- Óleo vegetal para fritar
Modo de preparo Pastel de Bacalhau:
- Massa: Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o sal. Adicione o óleo vegetal e a água morna aos poucos, mexendo com uma colher até que a massa comece a se formar. Transfira a massa para uma superfície lisa e sove-a por alguns minutos até ficar lisa e homogênea. Divida a massa em pequenas bolas do tamanho desejado para os pastéis (geralmente, cerca de 30g cada). Com um rolo de massa, abra cada bola em círculos finos, com aproximadamente 12 cm de diâmetro.
- Recheio: Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo até ficarem dourados. Adicione o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos até que esteja bem incorporado à cebola e ao alho. Acrescente as batatas amassadas e misture bem. Adicione a salsa picada e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Misture novamente até obter um recheio homogêneo.
- Montagem: Coloque uma colher de sopa do recheio no centro de cada círculo de massa. Dobre a massa ao meio, formando uma meia-lua, e pressione as bordas com os dedos ou com a ajuda de um garfo para fechar bem o pastel.
- Fritura: Em uma panela ou frigideira funda, aqueça o óleo vegetal em fogo médio-alto. Frite os pastéis em pequenas quantidades, deixando-os dourar dos dois lados. Retire os pastéis com uma escumadeira e coloque-os sobre papel-toalha para absorver o excesso de óleo.
O pastel de bacalhau está pronto para ser degustado! Essa iguaria portuguesa é uma verdadeira delícia e certamente vai surpreender seus convidados com o sabor marcante do bacalhau e a textura crocante da massa. Sirva como petisco em uma reunião com amigos, como entrada em uma refeição especial ou até mesmo como acompanhamento em um jantar mais requintado. Aproveite essa deliciosa experiência gastronômica e desfrute do melhor da culinária portuguesa. Bom apetite!