Animais aquáticos podem viver na terra
Animais aquáticos podem viver na terra, por mias curioso que pareça. Não são todos os aquáticos que ficam 100% do tempo em água. Embora esse meio seja o natural e essencial para a sua vida, eles podem sair dos rios mares, cachoeira, até mesmo para se reproduzirem, como é o caso das tartarugas marinhas.
As tartarugas, apesar de aquática, na época em que precisam depositar seus ovos, o fazem nas areias das praias. E os ovos, quando maduros e já formados eclodem, pois os filhotes estouram a casca para sair e ir diretamente para o mar, sem a presença obrigatória da mãe.
Já alguns outros animais podem ir e vir de um meio para o outro sem enfrentar dificuldades.
Animais aquáticos podem viver na terra
Vamos conhecer alguns:
– Pato selvagem ou pato do mato
É um antigo animal nativo brasileiro. Vivem normalmente em bandos, tem a tonalidade preta, dado pela sua pelagem. Podem também ser domesticados, mas criados assim, por alguns motivos as penas mudam de cor.
É visto no Brasil todo, não emite muitos sons voam e pousam no chão e na água. Percebe-se que o macho é sempre muito maior que a fêmea ficam fácil diferenciá-los. Vivem Em regiões onde existe população ribeirinha tanto em lagos quanto em rios. Por esse motivo, estão mais sujeitos à domesticação, fato que ocorre desde antes da colonização brasileira.
Alimentam-se de plantas aquáticas, anfíbios pequenos, crustáceos, pequenos répteis, crustáceos e insetos, além das sementes. Apesar do nome “selvagem” são sociáveis quando domesticados.
– Polvos, Lulas e Chocos
Os cefalópodes, como o polvo, fazem parte da espécie Mollusca. Ela é a mesma que os bivalves e caramujos.
Espécies de polvos que habitam em áreas de maré ou perto da costa deixam a água para andar na praia, nessa situação ficam com a respiração tipo “presa”. Eles caçam nas piscinas de maré formadas pelas marés, normalmente à noite. Mas quando vão respiram, necessitam de água. Devem estar sempre úmidos para não falar oxigênio.
Peixe-pulmão africano
Os peixes-pulmão são o extremo dos comuns. Precisam de ar para respirar e não de água. Dessa forma sobem até a superfície para respiram, caso contrário, se afogam. Podem ter até 2 pulmões.
Originais da África, quando a região vive a estiagem e rios e lagos secam, esses peixes podem ficar fora da água por meses.
Uma forma que adaptam para sobreviver é fazer uma caverna ou casulo na terra e a forrarem com lama úmida. Assim ficam até que a chuva volte e eles possam nadar.
Clingfish (ou peixe-ventosa)
São um tipo de peixe que tem uma ventosa forte na região do estômago. Eles usam este órgão para se fixar em rochas próximas à rebentação e poderem respirar. Podem viver mais de 3 dias fora da água, usando o ar que fica guardado nas suas guelras.
Caranguejos
Existem caranguejos somente aquáticos, e também os interdidais e os terrestres Os intertidais vivem nos 2 ambientes e os terrestes apenas na terra. Os terrestres têm guelras adaptadas para serem usadas na terra. Podem até ter pulmões.
Esses são apenas alguns, mas diversos animais podem vivem bem tanto no ambiente aquático como no marinho.
Esperamos que tenha gostado do artigo.
Veja mais sobre Pets