Hortaliças e vegetais que podem ter uso medicinal
Há um grande número hortaliças e vegetais da cozinha que ter uso medicinal.
Esses vegetais e hortaliças têm propriedades terapêuticas que são benéficas para a saúde. Muitos são os vegetais e hortaliças que são usados para fins medicinais e são incluídos na medicina alternativa, ou mesmo na crença popular e até milenar de nossos antepassados: lembra-se do xarope de agrião para curar a tosse?
Alguns destes vegetais e hortaliças têm sido usados por milhares de anos como medicamentos. De acordo com a medicina tradicional chinesa, por exemplo, o alho é benéfico para o coração e a cebola é benéfica para o sangue.
A medicina ayurvédica (medicina alternativa Indiana) que significa a ciência da vida, em outras palavras, afirma que devemos fazer uso dos recursos que a própria terra oferece.
Alguns alimentos, como o gengibre são considerados benéficos para o sistema digestivo e a multiplicidade de propriedades medicinais da hortelã é bem conhecida. Assim como é conhecido o poder da alface para reduzir a pressão arterial.
Nos dias de hoje, a ciência moderna também confirma as propriedades medicinais desses vegetais e hortaliças. Alguns estudos recentes, por exemplo, têm demonstrado que o alho reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Outro estudo recente mostrou que o aipo é benéfico para reduzir a pressão arterial.
Como ainda são poucos os estudos científicos realizaados e que comprovam a eficácia de todos eles, para alguns não existem mais dúvidas.
Lista dos vegetais e hortaliças considerados benéficos para a saúde, mais conhecidos e comumente usados em nossas cozinhas:
– alface
– espinafre
– gengibre
– cebola
– alho
– aipo
– erva-cidreira
– manjericão
– hortelã
– salsa
Ainda há muitas propriedades medicinais desses vegetais e hortaliças que ainda não foram totalmente exploradas. No entanto, o que sabemos até agora é bastante promissor. Por isso, é importante que você inclua esses vegetais e hortaliças na sua dieta para aproveitar seus benefícios para a saúde.