Pular para o conteúdo
Advertising

Festivais gastronômicos: bons tempos encontram o ativismo vegano

Festivais gastronômicos: bons tempos encontram o ativismo vegano

Festivais gastronômicos: bons momentos encontram o ativismo gastronômico

A última tendência em feiras e exposições não é para empresários abotoados. Em vez disso, é para os preocupados com o planeta e os vegetarianos. Hoje em dia, há Festivais de Comida Vegetariana (VFFs) surgindo em cidade após cidade.

Imagine uma variedade de vendedores de comida vegetariana, fabricantes de bolsas de couro e papelarias vendendo blocos de notas feitos de esterco de elefante reciclado. Acrescente alguns autores de livros de receitas veganos, médicos e nutricionistas falando sobre alimentação saudável e demonstrações de culinária com seitan ou carambola.

Advertising

Esses eventos são tão divertidos que não são apenas para o coral. Os VFFs estão se recuperando de pessoas que ainda não sabem nada sobre os benefícios do veganismo. Mas eles aprendem rapidamente e sem dor, e alguns até descobrem que suas mentalidades mudam para a vida.

O primeiro VFF mainstream começou em Boston em 1996. Patrocinado pela Boston Vegetarian Society, sem fins lucrativos, o festival agora se transformou em um evento de dois dias com 120 estandes, exposições educativas sobre proteção de animais e meio ambiente e palestrantes conhecidos nacionalmente. “Como Comer Vegano e Saudável por US$ 4 por Dia” foi apenas uma das palestras oferecidas na versão 2011 em outubro.

Na outra costa, os vegetarianos de Washington oferecem o Vegfest em Seattle. Mais de 1.000 voluntários são necessários para a equipe desta extravagância que apresenta 500 amostras grátis de alimentos, exames de saúde gratuitos e até palhaços itinerantes para as crianças. A encarnação de 2012 em março terá uma lista de 6 médicos falando sobre a salubridade do vegetarianismo.

O Veggie Fest em Naperville, Illinois (fora de Chicago) se autointitula o maior VFF do país. Aqui a ênfase está na espiritualidade, bem como na saúde. Existem unidades de sangue, além de unidades de alimentos. A comida em destaque é internacional… E o entretenimento musical também, com grupos recentes vindos de Dominica, Etiópia e Colômbia. Para os mais jovens, há pinturas faciais com temas vegetais e lanches saudáveis, como cones de neve com sabor natural. Os frequentadores do festival também são convidados a “Fazer o Desafio Vegetariano!” e recebem listas de dicas e restaurantes locais para explorar.

Existem até VFFs no sul, onde os menus não são mais apenas sobre bagre frito e chittlins. Confira o Festival Vegetariano de Richmond (Virgínia) trazido a você pela Vegan Action e pela Richmond Vegetarian Society. Aqui, cães bem comportados e guiados são tão bem-vindos quanto companheiros humanos. As doações são coletadas para uma organização de resgate de animais. Os expositores incluíram fornecedores de som gostoso como Ginger Thai Taste e Burrito Bandits.

Vá para o Texas, onde há alguns VFFs para escolher. Dallas entrou em ação pela primeira vez em 2010, mas a Texas State Veggie Fair já é um marco na comunidade. Seu slogan é “bondade frita vegana” porque eles apresentam um concurso de comida frita vegana. Entre os vencedores de 2011 estavam o Fried Pina Colada, o Chocolate Pecan Fried Pie e o Fried Chickenless Strips. Em Austin, o Texas Veg Fest será inaugurado em março de 2012 com o mandato de “celebrar todos os benefícios de uma dieta baseada em vegetais”.

Outro relativamente novato na cena VFF é Nova York. Os organizadores não conseguiam acreditar que a maior cidade da América não tinha subido na onda antes de 2011. Mas quando o VFF de Nova York finalmente chegou em abril passado, o fez em grande estilo. A fila de pessoas esperando para entrar se estendia por quarteirões e quarteirões; mesmo depois de esperar 3 horas, alguns deles ainda não conseguiram entrar. Um food truck vegano chamado Cinnamon Snail aplacou os do lado de fora, enquanto os do lado de dentro foram brindados com amostras de faux gras e biscoitos sem glúten, entre outros petiscos. Houve palestras intituladas “Deixe a Rosquinha Falar” e “A Latina Vegana”. Pela segunda vez, em março de 2012, as horas e o tamanho do local serão dobrados.

Se houver um VFF perto de você, confira e convide seus amigos. Os festivais são o cenário perfeito para quem não conhece o mundo veg, experimentar novas comidas e ouvir os especialistas – eles não têm nada a perder, exceto suas noções pouco saudáveis.

Com esses eventos crescendo a cada ano, quem diria que o veganismo poderia ser uma atração turística?

Fonte da imagem: Pete Birkinshaw/Flickr