Como plantar comigo ninguém pode
Como plantar comigo ninguém pode, esta planta robusta, resistente e que dá muito charme a jardins: usada muito em paisagismo, em composições com outras plantas ou mesmo em vasos sozinhas.
Poderosa até no nome, a comigo-ninguém-pode é cercada de crendices e seu cultivo é muito comum em casas e quintais. Originária da Colômbia e da Costa Rica, essa planta se destaca com suas folhas verde-escuras com manchas mais claras.
Todas as partes da planta são tóxicas. Então quem tem animais de estimação e crianças em casa precisam redobrar os cuidados com eles.
Para se plantar as mudas dessa folhagem, são feitas por estacas, ou durante as podas, retirando folhas com caules e deixando enraizar na água.
Usar como decoração plantas ornamentais tanto em casa como apartamentos está cada dias mais comum. As plantas adicionam beleza, cor, perfume e charme a qualquer ambiente, deixando-o mais acolhedor.
A beleza das folhagens e a crença popular de que a planta traz proteção ao lar são fatores que fazem a Comigo-ninguém-pode (Diffenbachia) ser facilmente encontrada nos lares brasileiros.
Como plantar comigo ninguém pode
Preparo do solo
O solo deve ser rico em matéria orgânica e receber regas frequentes, porque a comigo-ninguém-pode aprecia umidade. Uma proporção muito boa para ela seria terra vegetal, areia e terra comum (uma parte igual de cada)
Apesar de gostar de umidade, o excesso de água pode apodrecer suas raízes e caules. Então seja moderado.
Essa planta tanto serve para o plantio em chão como em vaso. O cuidado em vasos é apenas criar um canal de drenagem para o excesso de água, normalmente com pedras( brita) ou argila expandida.
Vaso ou chão
Ela se desenvolve bem em ambos os locais e com os devidos cuidados terá uma planta douradoura. O vaso deve ser maior que a raíz da planta em 2x, pois elas crescem bem. Para manter o crescimento sobre controle as podas são sempre necessárias. As vezes também nas raízes.
Escolha do local
O local definitivo da planta deve ser quente, com iluminação a meia sombra, e sem ventos fortes.
Ela também aceita o cultivo em água. Mas aqui o cuidado ao mexer na planta deverá ser maior. Todas as partes dessa planta são tóxicas. Até a água pode ficar com toxinas.
As trocas de água devem ser frequentes e uso de 1 colher de água samintaria ou 1 pedaço de carvão nas água para manter longe os mosquitos. Ao trocar de água, o recipiente todo deve ser lavado bem por dentro e por fira.
Iluminação
Já dissemos que a planta prefere meia sombra, com um pouco de sol no início do dia e luz indireta no restante do dia.
Se ela receber mais sombra, vai perder a parte branca, ficando Aqui vale uma observação. As folhas manchadas de branco são um diferencial de uma das espécies. Se houve pouco sol, a folhagem será toda verde. Mas se ficar submetidas a sol muito forte, as folhas ficarão secas e queimadas.
Para manter sua planta bem nutrida, faça adubação anual, com o adubo NPK, adicionando um pouco de matéria orgânica na terra. Elas vão adorar.
Veja mais sobre Jardim