Pular para o conteúdo

Horta em apartamento: dicas para ter uma hortinha

Horta em apartamento: dicas para ter uma hortinha

A ideia de ter uma Horta em apartamento ou em sua casa pode parecer difícil, mas não é tão complicado assim. O ideal é que o espaço para a horta em apartamento seja no terraço, na sacada ou coberto, mas não é obrigatório. Você também pode ter uma horta em casa sem terraço, como mostraremos aqui.

Muitos de nós, nos tornamos mais saudáveis quando temos uma hortinha em casa. Mesmo em lugares onde o espaço é limitado, podemos criar uma hortinha usando vasos, caixas de madeira, ou até mesmo jardineiras.

Uma horta em apartamento pode fornecer verduras frescas, legumes e ervas aromáticas. Além disso, você estará consumindo produtos locais, de alta qualidade, e ajudando a preservar o meio ambiente.

Horta em apartamento: dicas para ter uma hortinha

Horta em apartamento: dicas para ter uma hortinha

Horta em apartamento: dicas para ter uma hortinha

Se você quer ter uma hortinha, mas não tem espaço suficiente para isso, saiba que é possível ter uma horta em apartamento. Mas quais as dificuldades a superar? Primeiro, é preciso analisar o espaço disponível em seu apartamento e escolher as espécies de plantas que cabem nele. Outra questão importante é o tipo de solo: se for arenoso, por exemplo, será necessário adubá-lo para que as plantas cresçam bem.

Além disso, é preciso regá-las diariamente (ou pelo menos três vezes por semana) e cuidar da iluminação. Se você mora em um prédio e tem varanda, pode usá-la como espaço de cultivo; caso contrário, basta utilizar vasos grandes e colocá-los perto da janela. Lembre-se: quanto mais cuidados você der às suas plantinhas, maiores serão os seus frutos!

Sem terraço ou varanda em apartamento, muitas pessoas desistem de montar uma horta. Mas isso é um erro! Com criatividade e alguns truques é possível cultivar ervas, temperos e até legumes dentro de casa. Uma dica é usar vasos suspensos na janela: você pode encontrar vários modelos no mercado, como os fabricados em madeira ou plástico. Outra alternativa é usar recipientes de plástico transparente para forrar a área onde quer plantar; assim, você consegue manter a terra úmida sem precisar molhar todos os dias.

Se tiver uma estante na casa, também pode usá-la como suporte para as mudinhas: basta escolher um local bem iluminado e arejado. Hortas suspensas ou em recipientes transparentes são uma excelente forma de decorar o ambiente e, ainda por cima, ter sempre verduras fresquinhas à disposição.

tipos de hortaliças

Confira algumas dicas para ter uma hortinha em apartamento:

1 Escolha um local na sala de estar ou na cozinha que seja ensolarado, mas não nos lugares onde há muita passagem de pessoas ou onde o chão é muito frio.

2 Use vasos, caixas de madeira, ou jardineiras grandes para cultivar os seus vegetais.

3 Escolha espécies de vegetais que sejam fáceis de cultivar em apartamento. Alguns exemplos são: alface, couve-flor, rabanete, tomate cereja, manjericão, etc.

4 Regue os vegetais diariamente, preferencialmente pela manhã.

5 Coloque adubo orgânico nas plantas uma vez por mês.

6 Mantenha as pragas longe da sua hortinha usando inseticidas naturais.

7 Não se esqueça de colher os vegetais frescos quando estiverem prontos para consumo.

Monte sua pequena horta. é possível!

Como você pode ver, é possível ter uma hortinha em apartamento, mesmo com pouco espaço. Aproveite estas dicas e comece a cultivar os seus próprios vegetais!

Ter uma horta em casa é um excelente hábito para melhorar a qualidade de vida.

Se você quer ter uma hortinha, mas não tem espaço suficiente para isso, saiba que é possível ter uma horta em apartamento.

Basta seguir algumas dicas básicas, como separar um canto da sua casa ou apartamento para isso, escolher plantas que não requerem muito espaço e cuidar delas da maneira correta. Quer saber mais?

Leia o nosso post sobre horta em apartamento e comece a cultivar seus próprios temperos e legumes!

Leia mais sobre Agro Jardim